sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alemanha - Nazismo

Entre 1918 e 1938, o mundo viveu um período chamado “entre guerras”: vinte anos que separaram as duas grandes guerras mundiais. Com o fim da Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha, derrotada, encontrava-se numa profunda crise. Para sair da guerra e manter o que restou do seu exército, assinou um acordo de paz chamado “Tratado de Versalhes”. Esse tratado, além de responsabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra, proibia o país de fabricar armas, tanques e aviões; obrigava a devolução de territórios conquistados e a redução do exército alemão, além de exigir o pagamento de uma indemnização aos países vitoriosos, pelos danos da guerra. Essas imposições criaram na Alemanha um clima de revanchismo, revolta, por parte da população que se estava a sentir humilhada e descontente com o regime liberal. Também com o medo da entrada do bolchevismo no seu país e o desemprego muito elevado, os russos mais tarde, aderiram ao regime nazi, por ser um regime forte e que ambicionava mudanças económicas, trazia segurança à população.
A rápida ascensão do partido nazi ficou a dever-se, principalmente, à promessa de emprego para todos, a sua propaganda via rádio, boletins, comícios, etc. O partido nazi foi formado por Adolf Hitler em 1919, em 1923 Hitler é preso devido a sua tentativa falhada de golpe de estado, em 1933 torna-se chanceler e no ano a seguir impôs o estado totalitário na Alemanha, acumulando o cargo de presidente.
                   







Mal chegou ao poder, Hitler começou a construir o estado totalitário à sua maneira, passou a governar com todos os poderes, suspendendo o parlamento (anti-parlamentar/ anti-liberal), o seu partido era o único, os outros eram proibidos (anti-democracia), instituiu a censura, criou a polícia política ‘’Gestapo’’, que perseguia, prendia, torturava e matava os opositores! Passou a controlar os tribunais, os órgãos de informação, o ensino, etc. Criou uma política de extermínio das minorias, que para Hitler, era sobretudo os judeus, Hitler odiava os judeus, achava-os inferiores, a chamada ‘’solução final’’, holocausto (anti-semitismo), para ele, a raça ariana era superior, era a raça perfeita.
O racismo era a grande diferença do regime nazi para as outras ditaduras da época, o nazismo era assumidamente um regime racista que defendia a raça ariana e odiava e pretendia eliminar o povo judaico, assim, Hitler criou dezenas de campos de concentração e de extermínio. Usou judeus para algumas experiências genéticas, fazendo-os de cobaias e proibiu os casamentos entre judeus e alemães, quem o fizesse era preso!
O povo judaico era a principal ameaça, mas também foram perseguidos, eslavos, negros e ciganos.














Hitler transformou a Alemanha num país imperialista/ expansionista, querendo alargar o território alemão à custa da ocupação de outros territórios, como a ocupação da Áustria, da Checoslováquia e da Polónia que deu origem a 2º guerra mundial. Para isso teve que recorrer desde inicio, ao militarismo, para impor a autoridade, a violência e a repressão. Tinha que ter um exército numeroso, forte e bem armado, para se poder expandir!
Hitler criou a juventude hitleriana, para educar os jovens desde pequenos, incutir neles o culto da obediência, da disciplina e do heroísmo, muitas vezes, violento e brutal.
Hitler era o chefe do povo alemão, um chefe poderoso e incontestável! Defendia a grandeza da nação e do estado.
‘’Ein volk (um só Povo)
  Ein Reich (um só Estado)
  Ein Fuhrer (um só Chefe)’’







Como é um estado Totalitário, também controlava a vida económica do país… Para recuperar da grave crise económica, Hitler recorreu ao nacionalismo económico e a autarcia, o estado interviu e tornou a economia auto-suficiente.
Desenvolveu uma política de obras públicas para criar infra-estruturas, criar postos de trabalho e assim, também fez progredir a Alemanha. Investiu fortemente na indústria de armamento, o que também criou muitos postos de trabalho (empregou 5 milhões de desempregados) e tornou a Alemanha numa potência belicista.






Fontes:
Apontamentos da aula e apontamentos enviados por mail.
Livro – O tempo da História 12º ano
Imagens – Google


Trabalho realizado por: João Ferraz

Sem comentários:

Enviar um comentário