quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nazismo Alemão


Nazismo Alemão

Devido à Grande Depressão de 1929, ao desemprego, ás humilhações causadas pelo Tratado de Versalhes, ao medo da expansão do comunismo e ao descontentamento face à ineficácia dos regimes liberais, houve uma enorme adesão da população alemã aos regimes de extrema direita.
Ainda em 1920, Adolf Hitler fundou o partido Nacional-Socialista cujo defendia ideais nacionalistas e militaristas. Em 1923, juntamente com os seus seguidores, Hitler levou a cabo uma revolta armada na cidade de Munique, que fracassou e levou à sua prisão por cerca de oito meses. Só após se sentirem os efeitos da Grande Depressão, em 1929 é que as ideias de Hitler começaram a ganhar popularidade, através dos seus discursos de líder carismático, que transmitiam segurança à população.










Em Janeiro de 1933, Hitler foi nomeado Chanceler e passou a ser chamado de "Fuhrer" - condutor. Hitler implementou um regime ultranacionalista, pois considerava a Nação como um valor sagrado, um bem supremo. Daí defender a unidade nacional, que era garantida por um Estado governado por apenas um único partido - Nazi - do qual era líder. Defendia um nacionalismo altivo e ambicioso, ao impelir a Nação para fora das suas fronteiras, pelo que as nações superiores deveriam subordinar as inferiores, revelando assim um carácter imperialista. Implantou um regime autoritário, sendo o Estado a primeira condição para a prosperidade da Nação. Afirmava a centralização do poder  e os interesses coletivos sobre os individuais. Hitler defendia tabém o ideal de autarcia, pelo que o Estado deveria ser auto-suficiente pois só com o desenvolvimento da produção nacional se tornaria forte e independente. Era feito o culto do chefe, considerado o guia e salvador da Nação. A sua imagem era fortemente difundida e era saudado com o braço erguido, aclamado freneticamente pela população. O regime de Hitler era anti-liberal, considerando que este dividia e enfraquecia o Estado; anti-democrata, considerando a democracia como um regime de fraqueza e anti-parlamentar. Rejeitava o pluripartidarismo, considerado como factor de divisões e discussões que põe em casa a força da Nação; e também o liberalismo económico por privilegiar os interesses individuais.




  
























De modo a afirmar o seu regime politico, Hitler desenvolveu milícias armadas que intervinham em greves e manifestações pelo uso da violência e repressão. Estas, mais tarde, transformaram-se em forças policiais institucionais de repressão aos opositores do regime, sendo assim a força de sustentação do Estado. Começaram por se formar as Secções de Assalto (S.A.), mais tarde as Secções de Segurança do Partido (S.S.) que mais tarde se tornaram numa temível policia - GESTAPO. Esta enviava todos os opositores ou aqueles que fossem considerados como tal para campos de concentração.
















De modo a ganhar a simpatia da população, eram organizadas manifestações de força através de uma acção de propaganda. As forças do regime organizavam manifestações de ordem, disciplina, força e autoridade, exibindo o seu material bélico e bandeiras do partido como símbolo nacional. Através desta acção de propaganda, Hitler prometeu empregos, resolver a crise económica que a Alemanha atravessava, reconstruir a grandeza da Nação, combater o comunismo, pondo ordem, disciplina e estabilidade na Alemanha.














Como forma de controlar a opinião pública e todos os opositores, é criado na Alemanha o Ministério da Cultura e da Propaganda. Este controla as opiniões públicas escritas, cinema e rádio através da censura e coloca-os ao serviço do Estado. Proíbe toda a produção contrária à ideologia do regime e submete no pensamento da população os interesses da Nação.



Como forma de incutir nas crianças uma educação fiel ao regime implantado por Hitler, foram criadas organizações de carácter militarista onde dominavam a ordem e disciplina, denominadas Juventudes Hitlerianas. Para serem livres de suspeitos e perseguições, a população deveria enquadrar-se nos instrumentos de arregimentação. Aqui era-lhes incutido um espírito selvagem de total adoração ao chefe e à Nação. 



O regime ditatorial implantado por Hitler na Alemanha distinguiu-se de todos os outros pela sua eugenia-nazi, pelo seu anti-semitismo e pelo seu forte militarismo, sendo o nazismo fortemente violento e racista. Um dos seus objectivos era a purificação da raça ariana, eliminando os "impuros". Foram desenvolvidos estudos de forma a determinar características da raça ariana e encontrados os indivíduos perfeitos, estes acasalavam de modo a obter cidadãos dotados com qualidades raciais superiores. Ao mesmo tempo que se pretendia preservar a raça ariana, pretendia-se eliminar as raças inferiores das quais faziam parte eslavos, ciganos, negros, homossexuais, epilépticos, esquizofrénicos, retardados, entre outros. Porém, a principal raça a abater e a considerada a mais inferior, era constituída pelos judeus, acusados se causarem todos os males da sociedade. Um dos grandes objectivos da politica racista alemã era o seu extermínio. Inicialmente os judeus foram boicotados, segregados e excluídos. Mais tarde destruíram os seus locais de culto e de actividade económica, encerrando-os em guetos e obrigando-os a usar a estrela amarela de David no braço. Já no inicio da segunda Guerra Mundial, foram submetidos a humilhantes condições de trabalho e à "solução final" que se tratava de um extermínio preparado, traduzido no genocídio de milhões de judeus nos campos de concentração.



Com um carácter bastante nacionalista e imperialista, Hitler pretendia alargar o espaço vital alemão, integrando todas as minorias alemãs espalhadas pela Europa Central. Para isto contrariou as imposições do Tratado de Versalhes, instituindo serviço militar obrigatório, desenvolvendo industrias bélicas e remitalizando as zonas fronteiriças da Alemanha, factor que mais tarde conduziu á segunda Guerra Mundial.

Um dos objectivos de Hitler era combater o desemprego e tornar a Alemanha independente pelo relançamento da economia. Para isso levou a cabo uma politica de obras públicas. Construiu auto-estradas, entre outras vias de comunicação e desenvolveu alguns sectores como o automóvel, aeronáutico e químico  Relançou a industria militar e reconstruiu o exercito e força aérea  combatendo assim o desemprego e relançando a economia.




Lídia Pinto
12ºJ
nº29

Sem comentários:

Enviar um comentário