domingo, 15 de abril de 2012

O FIM DO MODELO SOVIÉTICO


O FIM DO MODELO SOVIÉTICO 


Introdução


 A história sofreu modificações profundas no período de 1985 a 1991 .Com o fim da guerra fria as duas Alemanhas se uniram em um só Estado, as democracias populares aboliram o comunismo e a URSS se desfez , fazendo com que o Estados Unidos não tivesse concorrência para se tornar uma das maiores potencias do mundo .
Com o modelo soviético chegando ao fim  ocorreram transformações na geografia politica do leste europeu e deu inicio a uma difícil transição económica dos antigos estados socialistas cujas marcas  ainda são  visíveis actualmente.



A ERA GORBATCHEV

Em março de 1985 , Mikhail Gorbatchev é eleito secretario-geral do PCUS (Partido Comunista da União Soviética). O novo dirigente tinha consciência das dificuldades pela qual passava a economia soviética e sentiu que o sistema socialista , apesar de não ser substituído precisava de uma reforma.Do mesmo modo , compreendeu os pedidos de liberdades manisfestados pela população . Então bem mais novo e decidido que seus antecessores, Gorbatchev encara a deterioração que vinha sofrendo desde os tempos de Brejnev .

Gorbatchev começa uma politica de aproximação e dialogo ao ocidente colocando em causa uma proposta de conversações sobre o desarmamento procurando criar um clica internacional estável que pare com a corrida ao armamento e permita a URSS utilizar seus recursos para a reestruturação interna.
Neste contexto, Gorbatchev anunciou o seu programa de reformas designado por Perestroika (Reestruturação profunda do funcionamento do modelo soviético empreendida por M. Gorbatchev, a partir de 1985). A Perestroika veio estabelecer a gestão autónoma , privando-as dos subsídios e dos planos quinquenais.

Neste contexto em março de 1989, são feitas as primeira eleições verdadeiramente pluralistas e livres na união soviética , e elegem o Congresso dos Deputados do Povo.






O COLAPSO SOVIÉTICO

Com a herança dos tempos de Brejnev , a contestação do regime imposto por Moscovo alastrou e endureceu, começando a abalar as estruturas do poder. Ao mesmo tempo que isto acontecia, Gorbatchev via as democracias populares como uma grande responsabilidade para URSS , que só ganhava em liberta-las. Assim então as democracias populares puderam escolher os seus regimes políticos , o que ocasionou uma vaga democratizadora no leste, e a cortina de ferro é levantada após muito tempo , e a 9 de novembro cai o muro de Berlim. Com este acontecimento , a Alemanha se reunifica , e se dá o fim do COMECON e o Pacto de Varsóvia.


O FIM DA URSS


A esta altura com a politica imposta pela Perestroika já se torna incontrolável , o que leva ao fim da própria URSS. Mosaico de povos, culturas e religiões que só um representante rígido tinha conseguido manter unidos , a URSS se desfaz , sacudido por confrontos raciais e por  reivindicações de seu país .
O processo começa  nas Repúblicas Bálticas, que Estaline anexou na época da Segunda Guerra Mundial. A Estónia assume como estado independente no interior da URSS no ano de 1988 , com o direito de ter seus próprios passaportes e barrar leis aprovadas pelo parlamento soviético .A Lituânia conquista o direito de deixar a União Soviética no ano de 1990 , o que acontece também com a Letónia. Estes acontecimentos retira o lider soviético do poder e quem assume é Boris Lsltsin. Eleito como presidente da Russia em junho de 1991. No outono de 1991a maioria das  republicas declara sua  independência.Em 21 de dezembro é criada oficialmente a CEI ( comunidade dos estados independentes).




Rafael Azevedo nª 22




Sem comentários:

Enviar um comentário