quarta-feira, 18 de abril de 2012

O fim do modelo soviético

A União Soviética foi um dos países mais importantes para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, também foi um dos países mais abalados economicamente. Mesmo assim, o governo de Estaline foi capaz de realizar um eficiente planejamento, colocar a URSS nos trilhos do desenvolvimento e a transformar em uma das grandes potências mundiais, ao lado dos Estados Unidos.

Após ter governado a URSS por 29 anos, Estaline morreu em 1953, sendo sucedido por Nikita Kruchtchev. O governo de Estaline, embora tenha transformado a União Soviética em uma potencia, foi marcado pelo autoritarismo, ditadura, falta de liberdade e corrupção.Kruchtchev. quando assumiu o poder, decidiu acabar gradativamente com a política autoritária do governo anterior e procurou adotar uma política de paz com os países capitalistas.


                                                                 (Nixon e Kruchtchev.)


No entanto, em 1964, Kruchtchev foi deposto, sob a acusação de abuso de poder. Em seu lugar assumiu Leonid Brejnev.
 Foi justamente nessa época (por volta de década de 70) que os problemas económicos e sociais se acentuaram. Em razão da URSS se manter isolada economicamente da maior parte do mundo, sua indústria se tornou atrasada. Se há alguns anos o país era um grande exportador de alimentos, o mesmo passou a ser importador. Com o declínio da atividade industrial e agrícola, surgiram inúmeros problemas sociais, principalmente o aumento do desemprego.
Quando, em finais de 1982, morreu Brejnev, apesar das profundas alterações que tinham marcado a conjuntura internacional no pós-Segunda Guerra Mundial, o marxismo-leninismo interpretado por Estaline nos anos 20 mantinha-se inalterado nos seus princípios e nas propostas políticas deles decorrentes. Todavia, eram muito fortes os ventos da mudança. Se, na Europa Ocidental, os velhos partidos socialistas e comunistas começavam a passar por profundas renovações marcadas pelo abandono das filosofias marxistas e plena assunção da via democrático-reformista, mas também na URSS começavam a ser evidentes os sinais de crise do modelo soviético.

Contudo a viragem politica desta nação aconteceu quando Mikhail Gorbatchev, assumiu o poder apesar de ainda terem passado os lideres Andropov e Constantin Tchernenko, a União Soviética passou por bruscas mudanças políticas, económicas e sociais. Ciente dos problemas que o país passava, Gorbatchev propôs dois planos: a perestroika (reestruturação) e a glasnost (transparência).


Este conjunto de medidas  propunha modernizar e dinamizar a economia do país. Assim, o plano autorizava a existência de empresas privadas, a entrada gradual de multinacionais e estimulava a concorrência entre as empresas. Já a glasnost previa a diminuição da atuação do Estado na vida do cidadão, ou seja, nas questões civis. Por meio da glasnost, foi dada liberdade de expressão, os presos políticos foram soltos, entre outras medidas.
O inicio da perestroika levou ao descontentamento de alguns países do bloco comunista, dando-se até algumas insurreiçoes como na Hungria em 1956 e Checoslováquia em 1968 , este facto levou aos países satélites a exigirem a liberalização culminando na demissão dos governos esta politica de liberalização originou na URSS agitação social e uma grave crise económica

                                                               (Primavera de praga-1968)

Acontecimentos como a queda do muro de Berlim , a reunificação da Alemanha e o fim do pacto de Varsóvia acabaram por ser o golpe final , muitas das suas republicas proclamaram independencia acabando com a URSS


Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica
                   http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/urss.htm
                   Manual


                                                                                                                                Fábio Brás-Nr 14

Sem comentários:

Enviar um comentário